Remoção de tatuagem: dicas e dúvidas!

Sabe aquele ditado: “nada é para sempre, só tatuagem”? Bom, hoje em dia nem podemos mais dizer isso. Grazadeus remover uma tattoo que você não curtiu tanto, que lembre algo ou alguém não tão querido mais ou apenas para clarear pra jogar outra por cima ficou mais fácil (e mais barato). Imagino que como eu, muitos de vocês possuem inúmeras dúvidas sobre remoção e não tem ninguém próximo que já tenha passado pelo processo pra fazer as perguntinhas que todo mundo quer saber.

Bom, eu pesquisei muito, liguei para diversas clínicas e quando sobrou uma graninha fui lá na cara e na coragem e fiz minha primeira sessão. Todas as dúvidas que eu tinha eu tirei com a dermatologista que me atendeu e fiz uma foto do “antes e depois” para vocês terem uma ideia de como fica já na primeira sessão:

Primeira pergunta que todo mundo faz quando falo que estou removendo uma tatuagem é se dói.
Sim. Dói, mas não é nem de perto o que o povo diz. Remover dói bem menos do que fazer a tatuaggem.

Quantas sessões vou precisar fazer?
Bom, aí depende. Geralmente as clínicas falam pra você fazer um pacote de 10 sessões que sai mais barato etc. Não caia nessa. Meu conselho é você fazer uma sessão e ver como seu corpo reage para expelir a tinta. Me ofereceram também esse pacote de 10 e pelo visto com 3 ou 5 sessões minha tatuagem já terá praticamente sumido. É que cada tatuagem é feita em tamanhos diferentes, de maneira diferente, com tintas diferentes, de qualidades diferentes etc. Então às vezes seu amigo faz 3 sessões e já se livrou enquanto você ainda está na 5 sessão e o bicho ainda tá lá. Se você for daqueles que não segura dinheiro e quer fechar logo um pacote, pelo menos tente negociar um pacote menor, de 3 ou 5 sessões. Vai por mim.

Tatuagem colorida ou preta? Qual a melhor pra tirar?
Preta. É que o laser usado é “atraído” pela cor. Então quanto mais escura a cor for, mais o laser identifica. Então pode ser que na sua tatuagem colorida, algumas cores ele demore mais para captar e fique com algumas falhas. Mas não se desespere porque isso está mudando. Com o avanço da tecnologia no ramo da estética, isso vai mudar rapidinho. Hoje já existe no mercado lasers para remover tattoos pretas e outros que captam melhor as outras cores. Eu usei o laser rubi, que dizem ser o mais avançado atualmente e que capta todas as cores, mas as partes na cor laranja da minha tatuagem ficaram um pouco falhadas como vocês podem ver na foto. Mas isso provavelmente será resolvido nas próximas sessões. Mas a medida que a cor for sumindo, ela também fica mais difícil de ser captada pelo laser, então é ir até onde for possível tirar. Pode ser que você não consiga remover completamente uma determinada cor. Segundo a dermatologista e as pesquisas que fiz na internet, as piores cores para retirar são amarelo, laranja e vermelho. E as mais fáceis o preto, marrom, azul e verde.

E depois, Patoka? Como é o pós-sessão?
Bom, o laser queima a sua pele. Ele quebra as cores e elas são expelidas pelo sangue. Você já queimou o dedo em uma panela? Fica uma bolha e cria casquinha, certo? É exatamente isso que acontece em sua tatuagem. O local vai a princípio desenvolver uma casquinha fina, como se fosse um arranhão e depois uma casca mais grossa. Pode ser que surjam bolhas e é perfeitamente normal (só não pode estourar, peloamor). A dermatologista com certeza irá lhe receitar uma pomada cicatrizante, como bepantol. Se surgir bolha de pus, procure um médico, porque aí o treco inflamou, mas isso é muito raro. E não pegue sol no local por pelo menos 2 semanas (ou até a casquinha cair totalmente).

Onde faço a remoção e qual profissional indicado?
Meu conselho é fazer em uma clínica estética especializada, com um dermatologista. Já vi estúdios de tatuagens oferecerem o serviço e não levo muita fé não.

E quantos dinheiros eu vou precisar desembolsar?
Bom, já vi sessões custando entre R$ 200,00 e R$ 800,00 reais, mas a média é mais ou menos 300 conto. Foi o preço da minha. De vez em quando vejo umas promos rolando nas páginas das clínicas então fica de olho para aproveitar.

Qual intervalo de tempo entre uma sessão e outra?
Bom, não existe uma regra. Você pode fazer uma a cada ano que isso não interfere em nada. Lógico que se você quer se livrar da tatuagem logo, você fará a cada mês mas aí é uma questão de dinheiro no bolso disponível, né? O único conselho é esperar a pele cicatrizar e descansar entre uma sessão e outra e por isso o intervalo de pelo menos um mês.

Bom, espero ter sanado algumas dúvidas de vocês. Mas ao marcar uma avaliação para remoção da sua tatuagem, faça todas essas perguntas de novo para você se sentir mais seguro. Perguntar não custa nada, né não?

Leave a Reply