O melhor caldo verde do universo

O caldo verde é um prato típico português, que caiu nas graças do povo brasileiro e é muito encontrado em festas juninas, apesar de eu gostar de consumir o ano todo. Eu já disse para vocês que eu faço o melhor caldo verde do mundo? Não? Então, eu faço o melhor caldo verde do mundo. Eu amo sopas e caldos e essa época do ano, que bate aquele friozinho, nada melhor do que esquentar o corpo com uma refeição simples e barata. Eu costumo chamar as sopas de comfy foods, aquele tipo de comida que parece um abraço, de tão quentinha e confortável que é. Adoro!

Anotem aí a receita:

Ingredientes:
– 4 batatas médias
– 150g de paio (ou linguiça calabresa)
– 100g de couve (+ ou – 4 folhas)
– 1 cebola média
– 2 tabletes de caldo de legumes
– 1l de água
– 4 dentes de alho
– azeite

Modo de preparo:
– Primeiro de tudo, prepare os ingredientes. Corte as batatas em pedaços não muito pequenos e o paio em rodelas, pique a cebola em cubinhos, corte a couve em tiras bem finas (em alguns mercados ou na feira você encontra a couve já cortada) e triture o alho (ou corte em pedaços bem pequenos).
– Em uma panela, coloque a água e os tabletes do caldo de legumes e deixe dissolver. Espere ferver.
– Enquanto isso, em outra panela grande, coloque um fundo de azeite e acrescente o paio. Quando ele tiver bem moreninho coloque a cebola, o alho e deixe suar.
– Acrescente as batatas e mexa de vez em quando até elas começarem a dourar (não deixe de mexer porque a cebola e o alho podem grudar no fundo).
– Quando as batatas estiverem um pouco douradas acrescente o caldo de legumes que estava fervendo na outra panela.
Agora espere a batata cozinhar.
– Quando ela estiver cozida retire-a da panela e passe por um espremedor ou amasse com o garfo. Depois volte com esse “purê” para a panela. Acrescente a couve e deixe cozinhar mais um pouco para que todos os ingredientes se incorporem.
– Não coloquei sal porque o caldo de legumes já é bem salgado. Mas isso fica a critério de vocês.

Está pronto. Sirva com pedaços de pão. Rende 4 porções.
Depois me digam se não é o melhor caldo verde do universo =)

Leave a Reply