The most wonderful time of the year

Sim, sou daquelas pessoas chatas que amam o natal e querem decorar a casa já em outubro. Adoro o clima natalino, comprar presentinhos, montar a árvore, fazer lista pra ceia etc. Esse ano resolvi fazer um jantar aqui em casa para os amigos e estou a alguns dias catando inspirações de decoração e comidinhas gostosas para fazer algo bem especial, porém sem gastar muito (olha a crise). Separei abaixo tudo que mais gostei para fazer um jantar inesquecível: arranjos, petiscos, sobremesas e lembrancinhas pros convidados.

1. decoração:
Dá pra fazer coisas bem legais com materiais que vocês já tem em casa e mesmo que você precise comprar algo, tudo é muito barato. Só tem que ter um dia pra preparar tudo, porque dá um certo trabalho. Todas as fotos foram tiradas do pinterest.


Esse dois são facílimos de fazer. No primeiro você só precisa de moldura, tinta vermelha, fitas e bolas. Já o segundo além do material da foto você terá que arranjar um local para pendurar.


Nesses você precisará apenas de um jarro ou luminária e enchê-los de pinhas, bolas e velas. Se você passa o natal no campo é mais facil de achar pinhas e ramos, mas nessa epoca, até no Saara (ou na 25 de março) você acha nas lojas. E custa baratinho. Só aconselho trocar a vela por aquelas luzes em formato de vela pra não causar nenhum acidente.


Olha que ideia fofa. Nesses você precisará apenas de uma daquelas lojinhas que vendem miniaturas para maquetes (na Caçula, no Rio, tem). Basta um pote, carrinhos, cabanas, pinheiros e areia branca.


Uma almofada vermelha + cinto preto. Mais simples que isso impossível. O do lado você precisará daqueles gels vendidos em loja de flores artificiais ou fazer uma mistura de gelatina incolor e colocar no pote junto com alguns raminhos e frutas vermelhas.


Pra quem tem um pouco mais de habilidade, pode comprar essas prateleiras de mdf prontas em lojas especializadas (ou usar aqueles engradados de madeira), pintar, colocar ganchos e pendurar bolinhas.

post6
Mais um pra quem tem uma habilidade maior (o que não é o meu caso): pote de vidro + papel-cartão + luz em formado de vela. No segundo, é só enrolar aquelas linhas imitando galhos de árvore + fios de luz e algumas pinhas e corações de feltro (se você souber fazer. Se não souber dá pra comprar pronto).


Eu amo esses posters que você acha para baixar de graça na internet. É só colocar numa moldura (vende na tok & stok) e pendurar. Eu prefiro deixar encostado num canto para não fazer outro furo na parede. O primeiro lote você pode baixar aqui e o segundo aqui.

Mesa:
Decorar a mesa é algo muito pessoal. Tem que tomar cuidado para não ficar muito espalhafatoso e ela acabar ‘brigando’ com a decoração do resto da casa. Tem que ser algo bem simples e harmonioso.


Os toppers de bolo e de docinhos são sempre bem-vindos e você pode achar uma infinidade deles no pinterest, já prontos para baixar e imprimir. Aí é só colar em palitinhos e colocar nos doces.


Tá vendo como um laçarote ou um pedaço de feltro pode fazer diferença na sua mesa? Se o seu janter tiver lugar marcado você poderá acrescentar um raminho com o nome impresso. Um centro de mesa feito com uma bandeja de prata e algumas bolas, pinhas e velas fica super elegante.

Petiscos / entradas:
Além da famosa rabanada e nozes, você pode surpreender seus convidados com petiscos simples mas bem arranjados.


Faça palitinhos de majericão, tomate cereja e muçarela de búfala. Se você quiser uma versão mais barata (ou quando são muitos convidados) você pode fazer com salaminho e queijo minas. Regue tudo com vinagre balsâmico. Uma outra dica são essas árvores feitas com pão sírio, guacamole e pedaços de tomate. Sempre existe também a possibilidade de fazer umas torradas com pastas de ervas e de tomate (que são verde e vermelha), pra quem não quer gastar uma grana com os petiscos. É só servir em potes bem legais e decorados que fica ótimo.


Petiscos doces também são bem-vindos. Quem tiver habilidade na cozinha pode fazer os famosos biscoitos de gergelim e decorá-los. Ou essas cerejas mergulhadas em chocolate branco derretido decorados com confeito prata e servidos em uma boleira transparente.

Ceia e sobremesa:
Ceia é algo muito pessoal né? tem quem goste de peru, de lombo, de bacalhau, pato, tender etc e tem aqueles que não comem carne, que preferem se empanturrar no arroz, salada e farofa natalina. Então achei melhor pular essa parte. O ideal é que você converse antes com seus convidados para saber a preferência de cada um e assim fazer um jantar democrático. Vamos pular direto pra parte mais gostosa? da sobremesa?


Além das tortas, bolos e panetones que amamos servir, separei duas sobremesas fáceis de fazer que agradarão tanto os adultos quanto as crianças: gelatina colorida e bicho de pé (brigadeiro de morango). Acho que vocês não precisam de receita pra isso né? Pode variar o jeito de servir, como colocar a gelatina e os doces em potes individuais.

Lembrancinhas:
Você pode comprar gorros de Papai Noel e dar aos seus convidados e também preparar um kit bem fofo como esse:


Tubo transparente que você acha em qualquer loja de festas e confeitos diversos. Podem ser balinhas, marshmallows, confeitos, doces, biscoitos etc. Depois é só amarrá-los com fitas.

Para divertir:
Dá pra bolar varias coisas legais para distrair os convidados. Tanto adultos quanto crianças.


PhotoBooth: É só imprimir, colar em uma cartolina, recortar e colocar em palitos de churrasco. Pronto, você terá vários temas para entreter os adultos e suas selfies. O primeiro kit você pode baixar para imprimir de graça aqui.


Livro de colorir de natal. Sim, essa moda ainda não passou. Você pode imprimir aqui varios livros, de graça, com este tema. É só separar alguns lapis de cor num potinho e deixar que a galera (e a galerinha) se distraia. Tem também muitos desenhos soltos para colorir no pinterest, com tema natalino e linhas mais grossas exclusivamente para as crianças. Uma dica é juntar vários e fazer um livrinho que os baixinhos possam inclusive levar pra casa depois.

Espero ter ajudado alguns de vocês a fazer algo inesquecível neste natal sem gastar muito. =)
Boas Festas!!

Leave a Reply