[Fotos] Foto noturna e trilha de luzes.

Tá aí uma foto que eu sempre quis fazer mas a fotografia noturna possui certas restrições. Antes de dar dicas de como fazer a foto acima, vamos falar sobre segurança. Como moradora da adorada cidade do Rio de Janeiro, confesso que já deixei de tirar a máquina da bolsa varias vezes por achar o local escolhido um pouco perigoso. Então a principal dica para quem quiser tentar esse tipo de foto é: cuidado! Não vá sozinho, procure levar um ou mais amigos, fique sempre alerta, evite lugares isolados e qualquer movimento suspeito pegue suas coisas e se mande.

1. Tripé:
Leve sempre um tripé. Não tem Cristo que faça você manter sua mão firme ao segurar a máquina por vários segundos sem se mexer. Nessa foto acima, que não foi programada, tive a sorte de ter uma mureta de concreto que me desse suporte, senão não sairia focada nem por reza.

2. Abertura do diafragma:
Dois elementos são os mais importantes em uma fotografia noturna, a velocidade e a abertura. Pode parecer estranho, mas ao fotografar à noite você precisa que a quantidade de luz que passe pelo obturador seja pequena. Isso aumentará a profundidade de campo, evitará que a foto saia com ruídos (aquela granulação na foto) e fará com que os pontos de luz criem pontas (fiquem como estrelinhas). Geralmente quem fotografa à noite usa a abertura entre f/11 e f/22.

3. Velocidade de obturador: Depois de ajeitar o diafragma o que fará diferença é por quanto tempo você deixará a luz passar pela sua câmera. Nesse caso você usará a velocidade bem baixa, fazendo com que o obturador fique por vários segundos fechado, captando a luz. É isso que faz com que as luzes dos carros criem trilhas e produzem esse efeito na foto acima.

4. Regule o ISO: Nesse você deverá testar. Mesmo em fotos à noite, alguns lugares são muito bem iluminados, então às vezes você usará o iso como se estivesse fotografando de dia. Aquela premissa de que “foto noturna precisa de iso alto” é besteira.

5. Paciência: Foto noturna é isso, muita paciência. Acertar logo de primeira é pura sorte. Até você conseguir a luz, cor e efeito que queira na sua foto serão varias tentativas e diversas configuração diferentes. Mas espero que com essas dicas você demore menos tempo testando =)

Configurações da foto acima:
Câmera: Sony Alpha A100
ISO: 400
Abertura: f/22
Velocidade: “3.2 s

Leave a Reply