[Fotos] Forte Duque de Caxias – Leme

Quem olha para a Pedra do Leme e vê aquela bandeira do Brasil flamulando no topo do morro, mal sabe que é possível chegar até lá em cima. Esse acesso se dá pelo Forte do Leme, que fica no cantinho do bairro. Situada em uma área de proteção ambiental, o caminho até o topo do morro é de paralelepípedo, bem sinuoso e íngreme (puxado subir, viu?) mas existem vários bancos ao longo do trajeto, onde você pode parar para descansar, beber uma água e se der sorte, ter a companhia de vários micos que se balançam de uma árvore para a outra.

Lá em cima, existe um museu, banheiros, bebedouro e uma vista maravilhosa em 360 graus da praia de Copacabana, Morro da Babilônia, Morro da Urca, Pão de Açúcar, Baía de Guanabara e Niterói. E na descida você ainda pode aproveitar o pôr-do-sol na Pedra do Leme.

O Forte do Leme fica aberto para visitação de terça à domingo, das 9h30 às 16h30 (lá em cima pode ficar até às 17h30), com ingressos a R$ 4,00 (estudante paga meia). Maiores de 60 anos e crianças até 10 anos não pagam entrada. O acesso ao forte nas terças-feiras é gratuita para qualquer idade. Existe um tipo de visitação com caminhada ecológica, com guia e veículo que leva até ao topo (para os velhinhos) aos domingos, mas não achei informação sobre isso no site oficial do forte. Para quem quiser saber mais ou tenha alguma duvida, segue os contatos:
Tel: (21) 3223-5076 / 3223-5000
Site: www.cep.ensino.eb.br
E-mail: fdc@cep.ensino.eb.br

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Leave a Reply