[Viagem] Belo Horizonte + Ouro Preto

Como disse no post anterior, no segundo semestre de 2014 viajei bastante e aos poucos virei aqui contar sobre os lugares que visitei.
Em novembro fui passar uns dias em Belo Horizonte, na casa de uma amiga. No primeiro dia passeamos na Praça da Liberdade e pela feirinha da Savassi.

Foto 06-11-14 17 28 06

No dia seguinte levantamos cedo para curtir um dia em Ouro Preto, que fica a mais ou menos 1h de carro de BH. Sempre tive vontade de conhecer a cidade e não me decepcionei. Pra quem curte cidades históricas é um passeio impredível. São inúmeras igrejas, museus, lugares deliciosos para comer e um dia só não dá pra aproveitar tudo. Quero voltar!!!!

Na ida paramos em um bar/museu de beira de estrada chamado Jeca Tatu. Muito louco. Tem vinis e objetos antigos enfeitando as parades e do lado de fora 3 ônibus daqueles escolares, bem antigos, ficam no estacionamento e servem de biblioteca e galeria de arte. Segundo o dono, o terceiro ônibus será transformado em cinema =P
Quando chegamos em Ouro Preto, visitamos algumas das igrejas que achamos mais importantes. Infelizmente algumas igrejas estavam em reforma ou fechadas e não conseguimos entrar. E outras paga-se cerca de R$ 10,00 para visitar, ou seja, deixamos para entrar apenas na Nossa Senhora do Pilar que é a de ouro, porque se fossemos pagar para entrar em todas que queriamos, não ia sobrar grana pro almoço =P
A primeira que fomos foi a de São Francisco de Paula. Depois pegamos o carro e fomos até o centro da cidade, onde tem o Museu da Inconfidência. Alí pertinho também tem duas ingrejas lindas, a de Nossa Senhora do Carmo, projetada pelo pai de Aleijadinho e descendo um ruela lateral chegamos ao Largo de São Francisco, onde tem uma feirinha artesanal, com varias barraquinhas vendendo artes feitas em pedra sabão e a famosa igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho. Depois do almoço foi a hora de descer, e descer, e descer … na parte baixa da cidade fica a igreja Nossa Senhora do Rosário e a igreja Nossa Senhora do Pilar, a tal igreja feita de ouro. Belíssima e vale pagar para vê-la. Além de ser deslumbrante por dentro, nos andares subterrâneos existem inúmeras relíquias e objetos historicos (inclusive algumas coroas e tesouros, mantos, esqueletos de padres e esculturas feitas por Aleijadinho). Tivemos a sorte de ter um casal que pagou por um guia andando na nossa frante, então pegamos carona em tudo que o guia dizia =P Infelizmente quando saímos da igreja ja eram mais de 17h e era hora de voltar pra BH. Mas ainda deu tempo de parar em uma sorveteria artesanal no meio da estrada na volta e provar varios sabores exóticos. Tinha até sorvete de flores. Não lembro no nome do lugar mas tem tanta placa no meio do caminho que é impossível passar e não ver!

Foto 07-11-14 11 07 47

Foto 07-11-14 11 05 43

DSC_0495

No sábado e último dia em Belo Horizonte fomos bem cedinho no Jardim Botânico\ Zoológico da cidade. Vocês sabem que amo flores né? Então fiquei completamente encantada pelo Jardim Botânico. Outro lugar na lista de “voltar em breve”. Eles possuem varias estufas com a flora de cada região do Brasil e um canteiro enorme de flores tipicas. Não são aquelas flores de “cultivo”, sabe? Tipo rosas, girassóis, tulipas etc que vemos sempre em lugares assim e sim flores que temos no nosso jardim, que crescem em qualquer lugar e acho que por isso fiquei tão *-* E no zoológico tem guinús e renas <3 Bom, de lá fomos em um parque de diversões que tem bem pertinho dalí e que fica permanentemente aberto o ano todo, tipo aqueles "carnival" sabe? Tem bate-bate, xícaras, trenzinho etc mas o mais legal é que tem uma roda-gigante que da pra ver la do alto a Lagoa da Pampulha inteirinha. Demorei umas 3 voltas pra desgarrar da barra de segurança e tirar uma foto, mas consegui. Tenho verdadeiro p a v o r de roda gigante. E por último fomos no Mirante da Mata, no Parque das Magnabeiras. Dá pra ver BH inteirinha lá de cima e é espetacular! De noite fui à Contagem ver o jogo da Superliga Cruzeiro x Taubaté (#GoTaubaté) mas não tirei fotos.

DSC_0426

DSC_0456

Foto 08-11-14 10 53 32

Foto 08-11-14 12 41 37

Foto 08-11-14 14 12 18

E assim acaba mais uma viagem para Minas Gerais. Tenho vontade de ir em todas as cidades mineiras. Adoro. E impossível ir uma vez só. Já fui a São Tomé das Letras, São João del Rey, Tiradentes e agora Ouro Preto. Quatro cidades que pretendo voltar. Alguém aí tem mais dicas de cidades mineiras para conhecer? Nessa viagem não levei minha câmera profissional ou a GoPro, então todas as fotos foram feitas com o iPhone. Sorry pela qualidade =(

Leave a Reply