[Filme / Livro] Selvagens!

Estreiou semana passada no Brasil no filme Selvagens, baseado no livro de mesmo nome escrito por Don Winslow. O longa conta a história de Chon e Ben, dois produtores de maconha, totalmente legalizados, do estado da California, nos Estados Unidos.

Chon, ex-seal, aproveitou uma ida ao afeganistão para trazer a melhor semente da maconha que ele tinha conhecimento. Era responsável pela distribuição para a venda, recolhia os lucros e mantinha a polícia de bico calado com subornos e surras caso necessário. Ben, formado em botânica, desenvolveu a Hydro, que era cultivada artesanalmente, resultado de um cruzamento cuidadoso de vários espécimes e produzia um barato sob medida: ou agitação e disposição instantâneos, ou relaxamento e sono garantidos, o cliente podia escolher. Feito isso, os dois formam uma sociedade sólida e ganham muito dinheiro. E a sociedade também incluía a divisão de Ophelia, que namorava com os dois!

Só que os cartéis mexicanos estão perdendo terreno, clientes e a paciência. Tentando forçar os Ben e Chon a fornecer parte do lucro deles para os traficantes em troca de liberdade para continuar a produção sem serem incomodados, o cartel sequestra Ophelia. E aí o bicho pega! O filme é divertido, pesado e cheio de ação.

Oliver Stone, que dirige o filme, defende publicamente a legalização da maconha nos Estados Unidos, alegando que situações como essa do filme nunca aconteceriam na vida real se os traficantes não tivessem mais terreno e pra quem vender. Bem… Há controvérsia.

Em parte a legalização da maconha deixaria de financiar o tráfico. Os dependentes não subiriam o morro atrás da melhor oferta da droga, os traficantes perderiam espaço e os crimes por trás deles deixariam de ser frequentes. Por outro lado, outros crimes como sequestros, assassinatos, roubos etc acabariam ocupando o espaço que o tráfico deixou.

Enfim, deixando as ideologias para depois, o filme conta com atuações bem bacanas de todo o elenco, principalmente do trio principal (Aaron Johnson, Taylor Kitsch e Blake Lively) e de John Travolta, que volta a aparecer depois da morte do filho ano passado!

Em tempo, o o livro que originou o filme está à venda em todas as livrarias do Brasil.

Leave a Reply