[Fotos] Show Demi Lovato & Superlua!

Vocês já devem estar cansados de me ver falando (e postando) sobre fotos né? Mas fazer o que? É meu ofício e minha paixão, então … aturem! =)

A duas semanas atrás, antes do feriadão, fui no Citibank Hall cobrir o show da Demi Lovato. Só tinha ouvido falar dela e nunca ouvido nada. A menina canta bem, é bonita e possui uma fila gigante de fãs daqueles que viram a noita à espera dela. Mas apesar disso tudo não é o tipo de som que me agrada. Enfim … Segue abaixo algumas fotos do show. A matéria, escrita por uma amiga, está no site Pop on the Rocks.

Bom, tirando esse show, a semana foi pouco produtiva. Peguei um resfriado chato, dei um pulo em Petrópolis e mais nada! Só ontem que tirei novamente a câmera do armário para registrar a Superlua, um fenômeno que acontece uma vez ao ano, quando a lua está mais próxima da Terra. Apesar de não ter o equipamento adequado para esse tipo de foto, peguei meu tripé, a máquina e arrastei meu irmão pra orla para tentar registrar o momento. E até que gostei do resultado!

Mesmo para fotógrafos experientes fotografar a lua não é coisa fácil. Precisei de 34 tentativas até conseguir mais ou menos o que queria, então resolvi dar algumas dicas.

– A lua é extremamente brilhante (sim, sei que é luz do sol etc) mas mesmo assim é extremamente clara para fotografar, por isso tenha em mente que você precisará usar um iso baixo, como se estivesse fotografando de dia. Usei 100.
– A velocidade deve ser alta já que para captar as sombras e marcas você não poderá expor a luz por muito tempo, se não você terá apenas uma bola clara no meio da escuridão! Usei 320.
– Todos os artigos que li sobre como fotografar a lua me falaram para usar uma abertura de f/10 mas estava ficando muito escuro e aí eu tinha o dilema de ou diminuir a velocidade ou aumentar a abertura. Depois de testar achei melhor aumentar a abertura, então fotografei com f/5.6
– Use a lente com maior distância focal que você tiver. Usei uma Minolta de 100-300mm. Essa foto foi tirada com todo seu zoom então se você tiver uma lente maior a lua ficará bem mais próxima.
– Leve um tripé. Mesmo fotografando em velocidade alta levei um tripé, isso porque ficar olhando pra cima e mil tentaivas depois o braço cansa e você corre o risco de fazer uma foto tremida!
– Se o céu não estiver limpo melhor ainda. Esperei até algumas nuvens passarem para dar esse efeito iluminado em volta. Ficou bem mais bonito, não? Melhor do que se tudo estivesse preto em volta!
– Tenha paciência. Só com muita sorte você conseguirá fazer a foto perfeita logo na primeira tentativa!

Todos os dados Exif da foto estão no meu flickr. Lá é possível ver os detalhes da foto. Espero que as dicas tenham sido úteis! =)

1 Comment

  1. Eu fui no show da Demi aqui em São Paulo, e, bom, eu adoro ela e as músicas dela, então sou suspeita pra falar qualquer coisa. Mas suas fotos ficaram ÓTIMAS! Adorei 🙂
    Eu amo fotografar a lua, mas quando eu tinha a minha Sony H9 com aquele super zoom, era fácil. Agora com a Nikon, sem lente de zoom, fica impossível 🙁 Triste, porque ontem ela estava LINDA! Sua foto ficou perfeita demais! Fiquei com invejinha! hahahahha

    Beijos :*

Leave a Reply